segunda-feira, novembro 27, 2006

BARCELLANO Dezembro 2006 - Mensagem da Direcção

Mensagem da Direcção - ano lionístico 2006/2007
Publicado na Revista do Clube "BARCELLANO nº 17"

Mensagem do Presidente

Estar inserido num movimento como o Lions é sem sombra de dúvida gratificante, não só pelo que faz e representa internacionalmente como também no nosso País.
O Clube de Barcelos como parte deste movimento destaca-se pelo companheirismo dos seus membros e pela sua capacidade de iniciativa e de voluntariado em prol de causas nobres e de continuidade.
Não é por simples acaso, que do nosso clube já estiveram vários companheiros em lugares de destaque no movimento a nível nacional: Presidentes de Região, de Divisão, Governadores do Distrito 115 Centro Norte, bem como Presidente do Conselho Nacional de Governadores. Isto atesta bem o empenho e a qualidade dos seus membros.
É com esta dinâmica e com este espírito de serviço «Agir … Servindo» - lema deste ano lionístico - que ser-se Presidente deste clube se torna duplamente gratificante. No entanto, esta dinâmica também comporta desafios e responsabilidades acrescidas. É neste contexto que espero cumprir este mandato.
Um dos desafios propostos foi a informação e divulgação das actividades do nosso clube, para além da nossa localidade e do nosso movimento. Para isso, servimo-nos de um veículo privilegiado que é a Internet, através de um Blog, que dá a conhecer as actividades do clube, podendo haver interacção com os leitores.
Pretende-se também, cultivar o companheirismo com actividades viradas para o clube e, simultaneamente, manter e potenciar actividades existentes em benefício da comunidade.
Uma palavra especial para os Leos, pois merecem todo o apoio, pelo trabalho que têm desenvolvido em prol da comunidade.


O Presidente
CL Jorge Coutinho



A PALAVRA E MENSAGEM DO SECRETÁRIO
Tradicionalmente, esta página é destinada ao Secretário do Clube para expressar a sua “Palavra” ou divulgar a sua “Mensagem”.
Nesse sentido, utilizando a ´palavra’ escrita e sendo mensageiro de algumas preocupações, cumpre-me dizer algo relacionado com a função e com o lionismo.
O presidente tem como atribuição estatutária a liderança do clube e a sua representação e delega no secretário, seu directo colaborador, as tarefas executivas e administrativas.
Algumas dessas tarefas tendem, nalguns casos, a cumprir procedimentos burocráticos, rígidos, de controvertida utilidade. Outras concentram-se em serviço ou em causas que têm significado para a comunidade.
Há certas normas lionísticas que são interpretadas com tal imperatividade que, no decorrer de reuniões alargadas entre clubes, para se debater e aprofundar o conceito de serviço, estas pequenas questões prejudicam o “uso eficaz do tempo” na discussão de outras realizações que revigoram os clubes.
Dou como exemplo aquelas interpelações, de recorrentemente se questionar os débitos dos clubes em atraso, os “informes” em falta, os planos de actividades não divulgados, a variação do número de sócios, etc, desactualizadas no tempo.
A estrutura administrativa das entidades que superintendem nos clubes deveriam, sob a orientação de um assessor sectorial, com regularidade condensar este tipo de informação e comunicá-la aos clubes, por meios electrónicos que hoje estão ao dispor de todos, alertando-os para essas lacunas ou deficiências, controlando ou auditando os clubes relapsos e, fundamentalmente, prestando esclarecimentos e transmitindo orientações mais técnicas.
A opinião aqui expressa não poderá ser interpretada com uma crítica explícita à tradição.
É sim uma oportunidade, aberta e construtiva, de se discutir estas questões na senda do que o Presidente Internacional diz, no seu programa, que «os Lions Clubes estão deixando de lado velhos rituais» os quais deverão ser substituídos por «novos meios de participação e interacção».
A missão principal dos Lions deverá ser a identificação de «projectos de serviço ambiciosos e inovadores» e «promover a motivação, crescimento, força e vitalidade dos nossos clubes».
Para isso, «iremos», afirma o Presidente Jimmy M. Ross, «reinventar os nossos clubes através de novos modos de pensar e organizar».
A finalizar o meu apontamento, queria deixar como reflexão, para nós Lions, membros de um movimento de base, a sugestão que o CL Ross preconiza para as actividades/práticas quando identificadas como:
• « muito bem sucedidas» devem ser «continuadas e expandidas»;
• «menos bem sucedidas» devem ser «mudadas e melhoradas»
• «não foram bem sucedidas» devem ser «substituídas por algo inteiramente novo».

CL José Carlos Pereira


Palavra do Tesoureiro

Sendo eu Lion há apenas 3 anos foi com muito orgulho que aceitei o cargo de Tesoureiro que me foi proposto. Três anos já cheios de novas amizades e de muitas horas de conversas que me levaram a ser um pouco mais solidário.
A ambição que todos nós temos de viver num “Mundo Perfeito” não depende só dos outros mas depende também de nós. E é sendo lion que tento cumprir a minha parte no atingir dessa meta seguindo os objectivos do lionismo a que todos nos estamos dedicados.
Neste meu terceiro ano e seguindo o lema “Agir… servindo” tenciono continuar esta luta por um mundo melhor.

C/L Domingos Monteiro

domingo, novembro 12, 2006

MAGUSTO















Estas fotos falam por si.
Os nossos assadores Companheiros
Domingos Lima e Fernando Monteiro.
















Momento de degustação e de companheirismo























Participação activa de todos os companheiros e companheiras






Casal anfitrião com a sua filha e neta.

quinta-feira, novembro 09, 2006

Dia Mundial do Lionismo 08.10.06

Realizou-se na nossa sede a comemoração do dia Mundial do Lionísmo.
Convidado para Dissertar sobre o movimento Lion o Companheiro PCC Neiva Santos, serviu-se do tema que publicou na revista “THE LION” nº 4 AL 2005/6 a página 41



Saudação ás Bandeiras

Companheiros PCC Quinta e Costa; PDG Carvalho Lopes e Francisco Trigueiros










Momentos de reflexão sobre os temas abordados pelo Companheiro PCC Neiva Santos





















Entrega de um ramo de flores à Companheira Maria Cristina, Esposa do nosso Companheiro convidado.











Entrega de uma lembrança ao Companheiro PCC Neiva Santos, palestrante convidado para falar no dia Mundial do Lionísmo.










Convivio no final no final da reflexão sobre o movimento Lionístico






domingo, novembro 05, 2006

Reunião da Divisão I na sede do Lions Clube de Barcelos

Realizou-se dia 04.11.2006, pelas 15 horas, na sede do Lions Clube de Barcelos, a primeira Reunião da Divisão I presidida pela nossa companheira Presidente de Divisão Jeracina Gonçalves.
Estiveram presentes os Presidentes dos Clubes de Viana do Castelo, Ponte de Lima e Vila Praia de Âncora para alem do Presidente do clube anfitrião, respectivamente Companheiros Jorge Rodrigues, Sérgio Araújo, Alberto Magalhães e Jorge Coutinho. Tivemos a honra de estarem presentes o nosso GOVERNADOR Companheiro Luís Ventura, o nosso Presidente de Região Companheiro Augusto Lopes, o Presidente da campanha Sight First II para o Distrito 115 CN PDG Carvalho Lopes e o seu assessor para a campanha Companheiro Manuel Amial, para além do secretário do clube de Barcelos Companheiro Carlos Pereira, Presidente da Divisão II Companheiro Jorge Pereira, bem como vários companheiros do clube de Barcelos que se quiseram associar a esta reunião.