domingo, setembro 27, 2009

PASSEIO AO DOURO - FOTOGRAFIAS NESTE ENDEREÇO.
http://picasaweb.google.com/monteiro.dp/PasseioRioDouro?authkey=Gv1sRgCPT_y7rVy6W8PA&feat=email#
PARA ENTRAR, COPIE E COLE NA BARRA DE PESQUISA DO GOOGLE

quarta-feira, setembro 16, 2009

FOMOS AO DOURO

No Sábado, dia 12 de Setembro, o Lions Clube de Barcelos foi ao Douro.
O encontro deu-se no Campo da Feira, em Barcelos, às 6:45 horas. Aí tomámos um autocarro de 35 lugares, dos quais foram preenchidos 34 com sócios do clube e alguns convidados, que nos levou ao cais do Freixo (junto ao Palácio do Freixo, no Porto), onde embarcámos às 8:00horas, no “Douro Azul”, com destino ao Pinhão. Do Pinhão ao Porto regressámos de comboio. No Porto tomámos de novo o autocarro que nos trouxe a Barcelos, onde chegámos por volta das 23:30horas. .
Foi uma viagem de convívio, amizade, companheirismo e também cultura, por essa maravilhosa região - “A Primeira Região Demarcada de Vinho”-, graças à larga visão de Marquês de Pombal, classificada pela UNESCO «Património Mundial da Humanidade» desde Dezembro de 2001.
Foi uma viagem por essa região maravilhosa, que é sangue e suor das gentes labutadoras e sofredoras de Trás-os-Montes e Alto Douro que, desde tempos muito antigos, de picareta e enxada na mão, do alvor ao sol-pôr, desbravaram as arribas do Douro (o preguiçoso dos três irmãos que, segundo a lenda, acordou tarde e, vendo-se sozinho, atirou-se para a viagem sem escolher caminho, galgando por montes e vales, sendo «o primeiro a atirar-se nos braços do mar»). Gente que trabalhava de sol a sol, por uma “côdea de pão” que matasse a fome aos filhos e a eles próprios.
Foi essa gente anónima, essa gente sofrida, que fez das escarpas e ribanceiras agrestes do Douro - regando-as com o seu suor - esse jardim em altares, do rio para o céu. Essa encantadora região, que nos prende o olhar, fazendo-o subir e vaguear, devagarinho, pelos outeiros arredondados, trabalhados em socalcos, que se entrançam uns nos outros, onde se produz o precioso néctar, agora plagiado noutras regiões do Mundo, que é o Vinho do Porto. Mas façam as falsificações que fizerem, o genuíno, o verdadeiro Vinho do Porto só ali é produzido. Ali, no Alto Douro, nas arribas do rio Douro. O nosso Presidente, CL Domingos Ribeiro de Lima e a Companheira Luísa comemoraram o seu Aniversário de Casamento, com bolo e champanhe, durante o passeio.

segunda-feira, setembro 07, 2009

A FEIRA DAS ASSOCIAÇÕES

Correspondendo ao convite emanado da Câmara Municipal de Barcelos desde há cinco anos, o Lions Clube de Barcelos mais uma vez se associou à Feira das Associações.

Durante três dias (14, 15 e 16 de Agosto), esteve no Parque da Cidade com um stand de divulgação/promoção do Lionismo, este ano, especialmente dirigido à SUA vertente educacional para a PAZ

A concepção da decoração do stand foi formulada e executada pelos CCLL Maria das Dores Quinta e Costa e Alberto Martins, que estão de parabéns. Pela sua beleza e pela beleza da mensagem emanada, o nosso stand captou a atenção das muitas centenas, ou talvez milhares de pessoas, que frequentaram a Feira.