O ano 2020 virou-nos a vida do avesso. Encarcerou-nos. Tomou a nossa vida, como a conhecíamos, como estávamos habituados a vivê-la, e tivemos de adaptar-nos aos condicionalismos que nos impõe o COVID 19, para que houvesse algum controlo sobre a sua expansão desaustinada e, portanto, sobre o caos que tal expansão provocaria a nível do SNS e outros. E nem sequer é vida, nem sequer é um ser vivo; mas sim uma partícula ínfima, invisível a olho nu, com o poder de destruir a vida, a economia, e espalhar sobre a humanidade a fome, o caos e a morte.
Neste contexto, o Lions Clube de Barcelos também teve de adaptar-se às circunstâncias impostas. E, assim, reuniu por videoconferência e fez chegar o seu serviço à comunidade através de bolsas de estudo anuais, bolsas alimentares ao longo dos doze meses do ano, e uma bolsa mensal de medicamentos; participou no projeto de angariação de fundos para a prevenção (investigação) e tratamento do cancro infantil através da compra/venda das bolachas “Lucas”; participou na angariação de fundos para a Fundação Internacional sempre presente onde o sofrimento, a fome, a doença, acontecem, em qualquer parte do mundo, sendo, este ano, Portugal um dos países beneficiados com cem mil dólares no início da pandemia.
E, com a criatividade, sensibilidade e dedicação do presidente e da sua equipa diretiva, não deixou de celebrar quer o seu Aniversário quer o Natal, com um brinde on-line e uma medalha/presépio, acompanhada de um bonito poema da autoria do Secretário do clube, entregues pessoalmente pelo Presidente acompanhado do Secretário, na casa de cada Companheira e Companheiro.
Claro que muito se adiou ou anulou do que estava programado, pelas circunstâncias do tempo que vivemos, mas estamos a meio do ano lionístico e a esperança alimenta os nossos corações. Muito está ainda programado até ao final do ano Lionístico. Tenhamos esperança. Não será tão cedo quanto gostaríamos, mas a vacina está aí e vai libertar-nos desta prisão.
Ao entrarmos no novo ano que se aproxima, façamo-lo com muita alegria e com muita esperança: a nossa vida voltará. O Covid 19 será derrotado!
FELIZ ANO 2021!
Lions Clube de
Barcelos, 30/12/2020