O QUADRAGÉSIMO TERCEIRO ANIVERSÁRIO
O dia 03 de Dezembro, dia de festa no Lions Clube de Barcelos.
Festejou o seu quadragésimo terceiro aniversário, com orgulho e alegria, num almoço no restaurante Bagoeira com convidados e muitos representantes de clubes lions amigos, que nos concederam o privilégio de festejarem connosco este evento festivo que tanto nos orgulha: quarenta e três anos a materializar o lema que nos orienta - NÓS SERVIMOS. E servimos com alegria.
Servimos a nível da nossa comunidade, do nosso país participando nos projetos desenvolvidos a nível nacional, e, internacionalmente, quando participamos em projetos de angariação de fundos para a Fundação Lions Internacional.
Após a Saudação às Bandeira seguiu-se a leitura partilhada do Código de Ética; a Invocação, pelo CL Nelson Brito, Past Presidente e atual Presidente de Divisão, convidou-nos a uma reflexão muito bonita e bem adequada aos tempos convulsos que vivemos.
Com prazer a registo.
Invocação - Invoco a paz
"A paz é o alimento do desenvolvimento humano. Sem paz é possível sobreviver, mas não é possível viver verdadeiramente.
Este ano, temos mais uma guerra. Desta vez na Europa, mais perto de nós. Mas “a guerra é a guerra”, como diz a canção. Todas as guerras são sinónimo do nosso falhanço enquanto Homens. Como disse Benjamin Franklin, “nunca houve uma guerra boa ou uma paz má”.
E a paz não é apenas a ausência de guerra!
O Lionismo é e será um movimento de construção da paz nas suas diferentes dimensões!
Onde houver agressão ao meio ambiente não poderá haver a paz preconizada por nós, Lions. Esta geração começa a estar em causa. Mas, garantidamente, os nossos filhos e os nossos netos estarão em causa. É isso que queremos?
Onde houver pobreza também não pode haver paz verdadeira e sustentável! Os Lions travam e continuarão a travar batalha contra a pobreza!
Onde houver desrespeito pela dignidade das mulheres, das minorias ou dos que trabalham não pode haver a paz que os Lions querem!
Onde houver sectarismo religioso não pode haver paz e harmonia entre os Homens. Os líderes religiosos e as instituições que representam têm que ser exemplo de construção da paz. E também têm que ser os primeiros a proteger os que se confiam à sua guarda ou a si são confiados.
Termino, desejando que a paz esteja convosco; Shalom Alechem; Salam Aleikum.
03/12/2022
Nelson Brito"
Depois tomou a palavra o nosso presidente, o PDG João Pedro Silva, para saudar os convidados, os companheiros e as companheiras visitantes. E, com as suas bonitas palavras, convocou-nos, a todos, para a ação lionística no mundo. Aqui as deixo registadas.
O Presidente saúda os convidados e os companheiros e companheira visitantes |
"...
Sejam bem-vindos ao Lions Clube de Barcelos.
Estamos aqui reunidos, para celebrar o 43º aniversário do Lions Clube de Barcelos, e receber em visita oficial o nosso Vice-Governador.
Agradeço aos Clubes Lions a gentileza demonstrada pela presença de tantos companheiros.
Aos convidados da nossa comunidade endereço também a minha gratidão pessoal por terem acedido e compartilhar connosco a alegria de relembrar que o Lions Clube de Barcelos é, há 43 anos, uma força viva desta Comunidade.
A força dos Lions está em cada vacina do sarampo em África, em cada ventilador doado na pandemia,
em cada catarata operada na Ásia, em cada brinquedo entregue a uma criança doente, em cada livro numa escola distante, num centro de saúde na América Latina, em cada envio para os refugiados da Ucrânia, ou da Síria, na Jordânia, em cada Televisor num hospital, numa prótese na Líbia, em cada alimento para uma família de Barcelos, em cada rastreio da diabetes, num poço em Moçambique, em cada ajuda numa catástrofe, em cada bolsa de investigação no cancro infantil, em cada medicamento em Timor, em cada bolsa para um estudante carente, em cada doação à nossa Fundação Lions, em cada subsídio da Fundação Lions, em cada cão-guia para cegos, em cada projeto de integração e desenvolvimento para jovens, em cada subsídio a uma IPSS, em cada Cartaz da Paz.
A força dos Lions está no exemplo de cada Lion, no contágio da vontade em Servir.
A força dos Lions está na oportunidade de aprender e Servir com o suporte de um clube, de uma divisão, de um distrito, de uma rede internacional de Serviço, com impacto na comunidade e com impacto global.
A força dos Lions está na parceria íntima com as associações, as autarquias, as empresas, os filantropos, a comunidade.
Esta é a nossa razão de existir há 43 anos.
Vamos ter oportunidade de observar que não importa a dimensão da obra; pode até ser minúscula. O mais pequeno detalhe conta, o mais pequeno pormenor faz a obra, e faz a diferença para alguém.
Assim é o trabalho dos Lions: minúsculo, discreto, detalhado, grande.
Espero que a nossa comemoração, seja para vós um momento festivo e de partilha, para que todos possamos enfrentar o tempo de dificuldades que vivemos e, mais do que nunca, tenhamos força para juntos SERVIR a comunidade, minorando o sofrimento dos mais desfavorecidos.
Obrigado pela vossa presença.
"NÓS SERVIMOS. "
O nosso Presidente, o PDG João Pedro Silva, passa a sessão ao CL Rui Carvalho |
E a festa continuou celebrando-se o convívio, a alegria, o companheirismo.
Houve distribuição de lembrança a todas as senhoras presentes, cantaram-se os parabéns, houve bolo de aniversário e champanhe e houve as tradicionais sobremesas de Natal, oferecidas pelas Companheiras do clube.
Foi uma bela tarde de comemoração e companheirismo.
NÓS SERVIMOS!