DIA DE S. MARTINHO
MAGUSTO SOLIDÁRIO DO LIONS CLUBE DE BARCELOS
“Em dia de S. Martinho – diz o
povo – vai à adega e prova o teu vinho.”
Hoje, dia de S. Martinho, o Lions Clube de Barcelos não foi à adega, mas reuniu, ao almoço, na quinta dos CL/CL Filipe e Beatriz, para comemorar o Dia de S. Martinho com um magusto solidário, que permitiu a angariação de algumas dezenas de quilos de produtos alimentares para a feitura de cabazes que serão entregues a famílias necessitadas de Barcelos. E até S. Pedro colaborou. Manteve fechadas as torneiras do céu, permitindo fazer uma fogueira para simbolicamente assar algumas castanhas e um ou outro companheiro, que teve essa coragem, poder saltá-la, cumprindo assim os preceitos dos magustos de antigamente. Os pontos mais fortes da ordem de trabalhos desta reunião foram a confraternização, a amizade, a alegria e a solidariedade; e, por essa razão, o protocolo foi o mínimo: houve a saudação às bandeiras, para o que foram convidadas as três mais altas individualidades lionísticas do clube: CL Carvalho Lopes, CL Jorge Coutinho e CL João Pedro e a condução da sessão foi entregue à CL Maria Lopes que, após agradecer o privilégio, dirigiu uma saudação aos companheiros, companheiras e convidados(as) presentes, e devolveu a sessão à presidente. Esta, em sua companhia, procedeu à distribuição de dois desdobráveis em forma de coração, da sua autoria, por todos os presentes (um para si, outro para partilhar na comunidade), portadores de uma mensagem promotora de melhor saúde e, logicamente, preventora do cancro da mama, numa referência ao Outubro Rosa.
Deu-se então início à refeição. Embora não tenha ido à adega, o Lions Clube de Barcelos acompanhou um saboroso prato de tripas à moda do Porto e ou de rojões ao Minho com um bom vinho do Douro, seguido de deliciosas sobremesas (doce e fruta) e café.
Após o almoço acendeu-se a fogueira e procedeu-se aos rituais próprios do dia: assar castanhas e saltar a fogueira. Seguiu-se a comemoração dos/as aniversariantes que festejaram o seu aniversário entre o fim do mês de Julho e o dia de hoje, com a entrega de um ramo de flores a cada companheira e a cada companheiro, oferta da CL Maria José Silva, que num gesto de simpatia e de generoso companheirismo, os faz com as flores do seu jardim e, com carinho e amizade, oferece. A ela a nossa gratidão.
A Companheira Presidente acompanha a Companheira Maria José Silva na oferta de um ramo de flores a cada aniversariante
Chegaram finalmente as rainhas do dia: as castanhas. Quentinhas e saborosas, acompanhadas pelo bom vinho (branco e tinto) do Douro.
A pouco e pouco companheiros e convidados começaram a dispersar. A noite anunciava-se e, consigo, trazia a chuva, que tão bem se portara durante a tarde.
|
Os últimos são os primeiros. Os nossos anfitriões, os CCLL Beatriz e Filipe, recebem das mãos de Presidente, a PDG Lucinda Fonseca, e da Secretária/Tesoureira Adjunta, CL Maria Lopes, um ramo de flores e a gratidão de todos nós. |
Foi mais um simples, mas muito bonito evento, onde o companheirismo, a amizade, a alegria e a solidariedade se uniram no convívio e no serviço.
UNIDOS SERVIMOS