domingo, novembro 16, 2008

O INSUCESSO ESCOLAR - Palestra

Foi para dissertar sobre algumas das causas orgânicas e mentais que determinam o Insucesso Escolar, que se deslocou a Barcelos, a convite do LC de Barcelos em parceria com a Associação “A Nossa história”, hoje, 15 de Novembro, o Dr. Nuno Lobo Antunes, Director Médico e Coordenador das áreas de Neurodesenvolvimento e Neurologia do CADin – Lisboa.
Após breves palavras informadoras dos objectivos da Associação e palavras de agradecimento ao LC de Barcelos e à Câmara Municipal de Barcelos, com que a Presidente da Associação a Nossa História abriu a sessão, e depois da apresentação curricular do Palestrante pela CL Manuela D’Ascensão Correia, que incidiu sobre sua rota profissional salientando de modo especial a vertente humanista, que transparece no seu livro “Sinto Muito”, o Professor Doutor Nuno Lobo Antunes deu início à sua prelecção.
E, durante mais de hora e meia, de uma forma descontraída, informal, usando uma linguagem simples, acessível a todo o tipo de plateia, discorreu sobre o tema perante uma assembleia atenta e numerosa, que praticamente encheu o bonito Auditório da Câmara Municipal, focando os vários aspectos de ordem orgânica e mental que determinam o insucesso escolar. Nomeadamente o deficit cognitivo, o atraso mental, a hiperactividade, o asperger (uma gradação do autismo), a dislexia…
Focou também a utilidade do estímulo positivo - especialmente no início da escolaridade -, que é necessário transmitir a essas crianças, e falou da importância de um diagnóstico e acompanhamento precoces, defendendo a prescrição medicamentosa em muitos casos que, não curando, combate a ansiedade e a diminuição da auto-estima provocada pelo insucesso, e pode evitar a entrada por caminhos de auto-destruição, como a droga e outros.
“O insucesso gera insucesso”;
“A responsabilidade dos professores é mudar o futuro”.
Foram algumas das frases que deixou cair durante a sua dissertação.
E também outra: “Atreve-te a ser diferente.”
Esta, encontrou-a por todo o lado, numa escola dos Estados Unidos, no início de um ano escolar.
E ainda outra: “O mundo é teu.”
Frases, todas elas, geradoras de estímulo positivo e auto-estima e, como tal, potenciadores de sucesso.
Seguiu-se um alargado período de perguntas e respostas suscitado pelo interesse de uma assembleia atenta, que o prelector soube cativar.
A sessão foi encerrada pelo Presidente do LC de Barcelos, CL Fernando Monteiro, com palavras de agradecimento, tendo feito a entrega de uma imagem de Santo António da ceramista Júlia Ramalho ao ilustrado prelector, oferta da Câmara Municipal de Barcelos.

CL Jeracina Gonçalves

Sem comentários: