terça-feira, dezembro 05, 2017

ANIVERSÁRIO

  O Lions Clube de Barcelos festejou no dia 2 de Dezembro o seu trigésimo oitavo Aniversário, com um Jantar Festivo presidido pela Companheira Presidente, a PDG Lucinda Fonseca, no restaurante do hotel Bagoeira, com a presença do Governador, CL Paulo Rodrigues, e de Companheiras e Companheiros representantes dos 23 clubes presentes. 
Cento e treze pessoas ao todo, das quais 99 lions e 14 convidados,  entre os quais os patrocinadores das Bolsas de Estudo oferecidas a Estudantes  Universitários do Concelho de Barcelos, 

A Presidente abriu a Sessão com um belo discurso de boas vindas, que transcrevo:

"Caro Governador do D115CN
companheiro Paulo Rodrigues, na sua pessoa cumprimento todos os Lions presentes.
Exmª Srª Vice-presidente da Câmara Municipal de Barcel
Drª Armandina Saleiro, na sua pessoa cumprimento todos os nossos convidados.

Meus amigos:
É com muito orgulho que presido à comemoração dos 38 anos deste Clube e é com imensa satisfação que registo a presença de cada um de vós.

É verdade que nestes 38 anos, os dias foram passando e o cansaço foi aparecendo, mas hoje, queremos demonstrar-vos o espírito que ainda nos move, apesar das marcas do tempo, que em cada ano, se fazem sentir.

Não recordarei aqui, nenhuma das nossas atividades. Prefiro recordar a sabedoria de todos aqueles que fundaram este Clube, alguns já desaparecidos, de todos aqueles que contribuíram para que hoje possamos celebrar mais um Aniversário, com uma história digna de ser escrita.

Foram eles, que na alegria nos ensinaram a construir sonhos e, no desânimo, a criar novos alentos e andar em frente. E nós, aprendemos!
Ao fim de tantos anos, ainda somos capazes de sonhar! Ainda encaramos o futuro, como um território de possibilidade total, onde a visão do mundo, não encontra terrenos demarcados pelas barragens da negação. Ainda acreditamos que a chave para um mundo melhor, terá de passar pela imaginação e pelas asas do desejo de bem-fazer.
Esta capacidade primeira de sonhar, de encarar o futuro com otimismo, de ter dentro de nós a Esperança, foi o segredo que nos ensinaram para manter este Clube vivo e ativo.  E nós aprendemos!

Aprendemos, com os mais velhos e com os mais jovens, pontos de vista bem diferentes, mas todos a convergir na vontade de superar obstáculos, na vontade de enfrentar desafios, com as experiências do passado e as ilusões do futuro, num doce registo, do que deve ser o nosso lema - SERVIR!
Aprendemos que a utopia não deve abandonar o nosso pensamento e que o encanto do Pai Natal não deve ser nunca, condenado ao esquecimento.
Como Lions, queremos transformar essa magia em realidade porque podemos diminuir o sofrimento com realizações, podemos mostrar que a Esperança nunca morre, e podemos ser a lanterna que ilumina a escuridão dos mais desfavorecidos.

E se a mais longa caminhada só é possível passo a passo...

...também esse Novo Mundo com que tanto sonhamos, só será construído a partir de PEQUENOS GESTOS de compreensão, solidariedade e muita ternura no dia-a-dia.

E nós, aos 38 anos, queremos continuar a aprender! Queremos Sorrir, Agir e Servir!

Termino com uma palavra especial de gratidão aos nossos patrocinadores que nos permitem realizar sonhos e à Drª Armandina, Vice-Presidente da Câmara Municipal, pela inestimável colaboração que sempre nos tem dado com carinho e estima pessoal.

Obrigada pela vossa presença."

Após este bonito discurso de abertura, deu início à  Saudação às Bandeiras, convidando para a Bandeira Nacional, Governador do D115CN, Paulo Rodrigues; para a Bandeira do Município de Barcelos, Vice-Governador João Pedro Silva; para a Bandeira do Distrito Múltiplo, PCNG Carvalho Lopes; para a Bandeira D115CN, Vice-Presidente da Câmara, Drª Armandina Saleiro; e para a Bandeira do Lions Clube de Barcelos o Presidente de Região CL Filipe Oliveira.
Seguiu-se a Leitura dos Objetivos do Lionismo
pela CL Manuela Queirós, e depois a
Invocação, da responsabilidade da CL Ângela Costa, que nos brindou  como um bonito texto a remeter-nos para a necessidade do humanismo nesta era dominada pela novas tecnologias, que me permito transcrever também:
  
Invocação - Invoco o humanismo.
Um dos temas mais relevantes da actualidade é a vertiginosa evolução tecnológica. Vivemos cada vez mais na era digital.
As nossas crianças não sabem estudar, brincar ou socializar sem a internet e as redes sociais. Para eles, viver sem internet seria voltar ao tempo das cavernas. Seria o fim…o fim do mundo!
É indiscutível que o desenvolvimento tecnológico provoca um grande impacto positivo na sociedade, desde a medicina às comunicações.
No presente, é impressionante o desenvolvimento da inteligência artificial, que criou robôs apelidados de humanóides. Robôs capazes de interagir com os humanos, capazes de manter conversas. Com expressões, com olhar… Falta-lhes, contudo, a capacidade de sentir!
Segundo o Dalai Lama, “amor e compaixão são necessidades, não luxos. Sem eles a Humanidade não pode sobreviver.”.
Só o Homem consegue sentir compaixão e amor pelo próximo. Só ele conhece a benevolência e a tolerância.
Neste mundo tecnológico, a existência dos Lions é essencial. Porque o nosso espírito de serviço, tendo uma dimensão prática de ajudar o próximo a suprir necessidades, tem uma outra, insubstituível, na relação humana
Façamos a nossa Humanidade perdurar! Enquanto houver Lions, os valores fundamentais do Homem nunca serão perdidos.
Lionismo é Humanismo."                                                                                                CL Ângela Costa

Após a leitura da Invocação a Presidente passou orientação da Sessão ao CL Nelson Brito, que fez excelente trabalho na condução da mesma. 
Começou por agradecer a privilégio, devolvendo de seguida a palavra à Presidente para que fizesse a apresentação da sua mesa e dos convidados. A seguir fez a apresentação dos clubes presentes, seguindo-se o jantar, sem qualquer interrupção, da sua parte, até a sobremesa, altura em que recomeçaram os trabalhos. 
Anunciou-se o aumento do tecido social do nosso Clube com a entrada oficial de oito novas/os sócias/sócios, cuja cerimónia protocolar não foi feita - dado o número, tornar-se-ia fastidiosa para os presentes – e por uma gestão criteriosa do tempo, em consideração às Companheiras e Companheiros que se deslocaram até nós, vindos de longe. Acontecerá no próximo dia 19 de Janeiro.
E porque somos gratos a quem nos ajuda a Servir melhor, quisemos manifestar o nosso apreço às empresas patrocinadoras das Bolsas de Estudo, com a entrega de um Diploma.
Passamos a enunciá-las: “Pedrosa e Rodrigues”, “Barata Garcia”, Fundação Caixa Agrícola de Nordeste”, “ACC – Materiais de Construção”, SISTEL – Sistemas de Escritório”, “Ótica2”, “P&P – Têxteis, S.A.” e ainda o livro “A VIAGEM” da CL Jeracina Gonçalves que, por manifesta vontade, receberá o devido diploma na cerimónia do dia dezanove de Janeiro;
Foram atribuídas várias distinções de reconhecimento internacional pelo Governador, nomeadamente uma Placa Melvin Jones à CL Beatriz Oliveira; Chevrons de antiguidade - quinze e trinta anos - respetivamente aos CCLL Domingos Lima e Domingos Monteiro, e ao CC, CL Carvalho Lopes e Insígnias de reconhecimento pelos bons serviços prestados ao Lionismo, aos Past Presidentes CL Maria Abília Senra e CL Alberto Martins.
Após algumas breves intervenções, tomou a palavra o CL Governador, Paulo Rodrigues, para uma curta preleção.
A sessão terminou, pela voz da Presidente, exatamente às 11:30 horas.

Lions Clube de Barcelos
03/12/2017




Sem comentários: