domingo, fevereiro 18, 2018

PASSEIO A PIÓDÃO E COIMBRA

Amizade, convívio, alegria foram alguns dos ingredientes que fizeram a ementa do dia de ontem, 17 de Fevereiro, do Lions Clube de Barcelos e dos seus convidados em passeio pela região de Piódão, indo depois a Coimbra ouvir o Fado que lhe é próprio.
O dia acordou cordato e ameno, sem a algidez húmida dos anteriores, e o grupo começou a juntar-se no Campo da Feira, junto ao chafariz, às 7:30 horas. Devido a um pequeno desencontro de comunicação, a saída sofreu um leve atraso, que talvez tenha contribuído para a ligeira alteração ao programa agendado, sem contudo tirar a alegria nem a boa disposição que a Presidente imprimiu neste passeio.
Fizemos a primeira paragem na área de serviço de Vila Nova de Gaia para um café de despertar, e seguimos para a Ponte das Três Entradas - onde se dá o encontro do rio Alva, afluente do Mondego, com o Alvoco – junto ao parque de campismo e ao hotel de três estrelas “AVA VALLEY” - a dez quilómetros de Oliveira do Hospital. Aí fizemos a segunda paragem para “esticar as pernas” e observarmos esse aspeto invulgar da ponte.
Continuamos para o Poço da Broca no rio (ou ribeira) Alvoco - afluente do Alva, como já vimos -, local de extraordinária beleza, situado no extremo sudoeste do Parque Natural da Serra da Estrela, na aldeia de Barriosa, freguesia de Vide, concelho de Seia.
No restaurante Guarda Rios – nome que lhe é conferido pelo pássaro do mesmo nome que aí existe e um poema de Miguel Torga, inscrito na parede frontal do restaurante, saúda, iremos almoçar.
Aqui fica o poema:
 SAUDAÇÃO.


Não sei se comes peixe se não comes,
Irmão Poeta Guarda Rios:
Se que tens céu nas asas e consomes
A força delas a guardar os rios

É que os rios são água em mocidade
Que quer correr o mundo e conhecer
E é preciso guardar-lhe a tenra idade,
Que a não venham beber…

Ave com penas de quem guarda um sonho
Líquido, fresco, doce,
No meu livro te ponho
E eu no teu rio fosse…"
                                  Miguel Torga.
   
Além da saudação de Torga ao pássaro "guarda-rios, outras saudações acontecem aqui, e nós seremos saudados por um bacalhau com broa – bacalhau às lascas sobre uma cama de couves, encerrado numa crosta de broa -, que me deliciou, cabrito assado com batatas assadas, arroz, couves salteadas, doce, fruta e café.
Porém, antes de entrarmos no restaurante, e como aperitivo ao opíparo almoço, deliciamo-nos com a paz subjacente no lugar, com o som melodioso daquelas águas cantantes e o brilho do seu espelho cristalino: vimos, caminhamos, fotografamos, sentimos. Usufruímos o espaço, para mim, deslumbrante, com todos os sentidos. Alimentamos o corpo e a alma.
Depois do almoço seguimos por um trajeto tortuoso, que nos feriu a paciência e o espírito e trouxe até nós os tristes acontecimentos vividos pelo nosso país no passado recente, com a negritude dos montes outrora vestidos de floresta, despidos por quilómetros... quilómetros... e quilómetros. Em  FOZ D´ÉGUA, na serra do Açor, no encontro das ribeiras de Piódão e de Chãs D’Éguas, já no concelho de Arganil, freguesia de Piódão, fizemos uma pequena paragem para observarmos a ponte suspensa e toda aquela beleza rústica, serrana, construída no passado, e natural, cuidada e preparada para o turismo que por ali se faz.
Daí seguimos para Piódão, que nos aparece como um verdadeiro presépio em xisto, deslumbrante na sua arquitetura caraterística a trepar pela encosta, depois de mais alguns quilómetros por um trajeto tortuoso a desafiar a paciência de qualquer condutor. Percorrer as suas ruas/escadas e calcetas estreitas, é um desafio destinado a fortalecer o coração mais preguiçoso. E, S. Pedro, na sua capelinha, no trajeto, pede a nossa ajuda lembrando-nos ser o porteiro do céu.
Seguiremos depois para Coimbra, para ouvir o seu tradicional fado no espaço “Fado ao Centro”, onde quatro jovens – dois instrumentistas e dois fadistas – nos encantam com a sua arte. Ao fim, um porto acompanhado por umas bolachinhas, convida-nos à compra dos seus cds.
A noite já tomou lugar ao dia há bastante tempo. Entramos no autocarro e seguimos em direção ao norte. 
No Restaurante três Pinheiros fazemos nova paragem para jantarmos. Aí, a intérprete de canções, Ana Leão (fez questão de esclarecer que não é fadista), acompanhou o nosso leitão e o de muitos outros que enchiam a sala, vindos de Sintra, Espinho, Matosinhos, Arganil, etc., com a interpretação de alguns fados.
Vai adiantada a noite. É tempo de encetar o regresso.
O dia 18 de Fevereiro tinha algumas dezenas de minutos de vida quando estacionámos no Campo da Feira, junto ao chafariz, em Barcelos, cansados, mas de alma cheia pelo convívio, alegria e boa disposição com que vivemos este passeio, e pela mala da cultura e do  saber que trouxemos mais recheada.

                                                                                                                      Lions Clube de Barcelos
                                                                                                                             18/02/2018
                                                                                                                                               









domingo, fevereiro 11, 2018

Palestra - EDUCAÇÃO SISTÉMICA - Lions Clube de Barcelos




No dia nove de Fevereiro, o Lions Clube de Barcelos organizou uma palestra sob o tema “EDUCAÇÃO SISTÉMICA, aberta à comunidade, que correspondeu, e encheu o Salão Nobre da Câmara Municipal de Barcelos.

Numa dissertação fluente, fascinante no tom, na expressão, e na simplicidade das palavras, Dr. Décio Fábio de Oliveira Júnior, Médico-cirurgião Pediátrico pela Universidade Federal de Minhas Gerais e Fundador/Diretor do Instituto IDSV (Instituto Desenvolvimento Sistémico para a Vida), chamou-nos a uma reflexão sobre Educação - Educação para vida. Uma Educação Sistémica, no sentido de considerar o ser global do educando, entendendo-o como um todo. E, sem eliminar nenhum dos métodos existentes, amplia estratégias no processo ensino-aprendizagem, que requerem a intervenção consciente e global de todos os agentes educativos. Nomeadamente Pais, Avós, Professores e Sociedade em geral.

Não deixou receitas, mas foi deixando pistas ao longo da Palestra, no encaminhamento dos assistentes para uma reflexão sobre algumas estratégias adequadas e envolvedoras do todo do educando - emoção, comportamento, intelecto – orientando o ensino/aprendizagem no sentido da inclusão e do diálogo, que unem Família-Escola-Sociedade, de forma a conseguir-se lidar, sem agressividade, com a agressividade da criança. Em vez de rotulá-la e encharcá-la de medicação, ir ao seu encontro, ouvi-la, encaminhá-la. E, colocando-a frente a frente às consequências dos seus atos, fazê-la perceber os limites. Fazê-la entender que uma ação tem sempre uma consequência. Que há limites que não podem ser ultrapassados, sob pena de as consequências serem gravosas e, cada vez, mais gravosas.

Foi um alertar de consciências, um chamamento à reflexão para a forma como educamos atualmente as nossas crianças e para a mudança necessária.
O nosso bem-haja a todas as pessoas que corresponderam ao nosso convite, e nos horaram com a sua presença. 
 O Lions Clube de Barcelos endereça um agradecimento muito especial à Dr.ª Armandina Saleiro, Vice-presidente da Câmara Municipal de Barcelos e Vereadora da Cultura. 

Lions Clube de Barcelos
10/02/2012

sábado, fevereiro 03, 2018

PALESTRA






Ser Lion é ser Solidário

Ser Lion é ser Solidário; é olhar o outro, o precisado, com Amor; é envolver-se e envolver a sociedade na ajuda e solução dos problemas que afetam os mais necessitados...

O Lions Clube de Barcelos atribuiu, este ano, cinco bolsas alimentares, anuais, pagas em duodécimos mensais a famílias diagnosticadas pela Junta de Freguesia, como necessitadas, cuja verba disponível já não lhes permitiu atender. E também uma bolsa anual de saúde a um paraplégico - essa atribuída há vários anos -, paga em duodécimos mensais no valor de 50 euros, em medicamentos, fraldas... e tudo o que seja necessário para amenizar o desconforto e melhorar a qualidade de vida do paciente.
                  
                                                                                                                          Lions Clube de Barcelos