segunda-feira, abril 30, 2018

AS CONVENÇÕES


Os Lions de Portugal estiveram em festa: a festa da reflexão, do encontro, da partilha, da amizade e da solidariedade (pois lionismo é solidariedade, é voluntariado, é pensar e pôr-se no lugar do outro). Estiveram reunidos em Convenção durante os dias 21 e 22 de Abril, na milenária e progressiva cidade de Braga. E o Lions Clube de Barcelos, como berço do dirigente máximo do Lionismo Português durante o  ano 2017/2018 - CC - Presidente do Conselho de Governadores - CL Carvalho Lopes, e do indigitado a 1º Vice-governador do D115 CN, CL João Pedro Silva, viveu orgulhosamente esta festa do lionismo português, que contou também com a presença do Presidente Internacional, o CL. Dr. Naresh Aggarwal, de nacionalidade indiana. Quis dignificar, ainda mais, a festa maior do lionismo português, honrando-nos com a sua presença. E, de uma enorme simpatia e espontaneidade, fez ali mesmo, em plena Convenção Nacional, três novos sócios para o Lions Clube de Braga.

O convívio, o trabalho, a cultura e a amizade sob o lema "NÓS SERVIMOS" compuseram o todo do que se viveu nestas Convenções. E quer na Convenção Nacional, quer na do Centro Norte - nas quais estive presente - estiverem bem patentes essas vertentes de serviço lionístico, testemunhado de várias formas, mas muito veementemente pelo Presidente da Liga Contra o Cancro, que lembrou e agradeceu o muito que os lions têm contribuído para a causa da mesma. Quer através do peditório anual que muitos clubes têm abraçado, quer através do projeto Lucas - a mascote criada e vendida a favor da investigação e tratamento do Cancro Pediátrico.
Iniciado no Centro Norte e abraçado pelo Centro Sul, este projeto angariou vários milhares de euros, constituindo uma bolsa de investigação, entregue a uma investigadora do Hospital de S.João para investigação no âmbito do mesmo. Foram também entregues os prémios referentes ao concurso “Prémio de Música Lion”: primeiro, segundo e terceiro prémios. O primeiro entregue a Xavier Santos, o vencedor do concurso a nível nacional.
Houve nestas Convenções três palestras de grande nível, pelo inegável mérito e  craveira intelectual dos palestrantes e pelos temas abordados.
O Professor Doutor Pinto da Costa, até algum tempo Diretor do Instituto de Medicina Legal do Porto, homem de vários saberes, fez a "Oração de Sapiência" subordinada ao tema "SOLIDARIEDADE". Dissertou sobre o tema focando os variados contextos da sociedade, e não posso deixar de registar uma frase que particularmente me tocou: "Os mais ricos existem nas comunidades mais pobres.". E  também D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz de Braga, disse coisas muito importantes sobre as relações sociais  e a necessidade de sabermos colocar-nos no lugar do outro, e assim fazer deste mundo um lugar muito mais sereno e harmonioso.
A Convenção do Centro Norte mimou-nos com uma palestra pelo Professor Doutor Jorge Sequeira, subordinada ao tema “DAR AO PEDAL”, que foi um verdadeiro carregar de energias. Foi um incitamento ao positivismo, a acreditar nas capacidades próprias, na capacidade de luta, na resiliência. A persistência traz sucesso: fazer, experimentar, recomeçar…
Foi um incitamento a caminhar para o futuro com alegria e positivismo e, cientes das mudanças aceleradas que a vida impõe, aprender a lidar com elas. Agir. Fazer sem perder muito tempo a planear.
As transformações dão-se a grande velocidade; teremos de estar preparados para acompanhá-las. As empresas, atualmente, procuram o “homem certo para o trabalho incerto”. Antes das competências técnicas, procuram o carater, a tal inteligência emocional. Depois formam-no tecnicamente.
“Pôr o foco nas coisas”; “Avida tem fases: ou fazes ou não fazes”; “Somos donos dos nossos pensamentos”; “Se queres mudar o mundo, começa pela soleira da tua porta.” Eis algumas das suas máximas que registei.
Parabéns ao Lionismo Português pelo muito que já foi feito durante este ano lionístico, parabéns ao Lions Clube de Braga pela exemplar organização destas Convenções, parabéns a todos os órgãos eleitos para próximo ano lionístico 2018/2019, muito especialmente ao CL João Pedro Silva, eleito 1º vice-governador. E parabéns a nós, Lions Clube de Barcelos. Mais um dos nossos companheiros se aproxima dos lugares de topo no lionismo português.
Lions Clube de Barcelos


Sem comentários: