domingo, junho 03, 2018

PASSEIO PELO PORTO


Mais um passeio organizado pelo Lions Clube de Barcelos aconteceu ontem, dia dois de junho, em que a Cultura, a Alegria, a Amizade e o Companheirismo compuseram a ementa.
A saída foi, como de costume, do Campo da Feira, às oito horas, num autocarro cheio de Companheiros e Amigos, em direção ao Palácio da Bolsa - onde teve início o nosso passeio cultural - na maravilhosa capital do norte e belíssima e antiga cidade do Porto.  
Orientados por uma Guia jovem e simpática percorremos as diferentes salas que compõem esse magnífico edifício do século XIX, em estilo neoclássico, construído sob autorização régia de D. Maria II para albergar a Associação Comercial do Porto, em consequência do encerramento da Casa da Bolsa do Comércio. Foi projetado pelo arquiteto Joaquim da Costa Lima e o lançamento da 1ª pedra aconteceu a 6 de Outubro de 1942.
A Guia começou por apresentar-nos o Pátio das Nações, onde estão representadas todas as nações com as quais Portugal mantinha, à época, relações de amizade e comércio.
Subindo depois a magnífica escadaria granítica, rasgada em duas após um lanço inicial, encaminhou-nos pela da esquerda até à Sala do Tribunal ornamentada em toda a volta com belos quadros, a que se seguiram a Sala Dourada ou de reuniões, a Sala das Assembleias Gerais decorada com painéis em gesso a imitar madeira de carvalho, a Sala dos Retratos onde estão representados a corpo inteiro os últimos Reis de Portugal desde D. Pedro V. 
Mas foi sobretudo o luxuoso Salão Árabe que nos deslumbrou pela magnificência e esplendor das suas ornamentações em estuque colorido, com escritos a ouro, em árabe, disseminados pelas  paredes entre os arabescos ornamentais. E como só Alá não erra, o salão feito por humanos teria de ter erros; ou, pelo menos, um erro. E este está no desvio, quase imperceptível, no enfiamento das duas portas em cada topo do salão, em frente uma da outra. 
Quaisquer destas salas poderão der alugadas para a realização de eventos.
Finalizada a visita ao Palácio da Bolsa, entrámos no autocarro e seguimos para o Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, uma construção moderna que seduz o visitante pela beleza e arrojo, e nos orgulha por ser nossa, assinada pelo Arquiteto Luís Pedro Silva, da escola do Porto.
Privilegiando a curva e jogando com o pé direito, esta construção magnífica, implantada no seu espaço como um mini polvo com três braços - um abraça a Marina de Recreio, outro é o cais de embarque, e o outro faz a ligação a terra - ergue-se em sete pisos que, na realidade, são três, e leva-nos por uma rampa em espiral desde a base ao topo, no terceiro piso.  Há aí um “terraço” com uma vista magnífica sobre o mar e a cidade, embelezado por uma escadaria que poderá servir de bancada (assento) para eventos que se queiram aí realizar; no interior deste terceiro piso tem uma sala de 600m2, utilizada para eventos próprios ou externos, podendo ser alugada por qualquer pessoa ou organismo. Pelos restantes pisos estendem-se gabinetes utilizados por cientistas que aí fazem as suas pesquisas - funciona no edifício o Pólo do mar da Universidade do Porto -, bem como os espaços necessários à boa funcionalidade do mesmo no âmbito da finalidade para que foi construído. É todo revestido a azulejos brancos fabricados na fábrica da Vista Alegre, e tem um milhão, aplicados manualmente a imitar escamas de peixe. É atualmente utilizado em três vertentes: Terminal de Cruzeiros com ancoradouro para navios até 320 m de comprimento; Pólo do mar da Universidade do Porto, onde funcionam gabinetes e se faz investigação, como já disse, e local de eventos.
Daqui seguimos para o almoço num grande restaurante envidraçado voltado para o mar.
Depois do almoço seguiu-se o tempo destinado à descontração, aventura e divertimento. Ou seja ao lúdico, que é também cultural: entramos no autocarro e regressámos ao Porto para descermos no Funicular dos Guindais, desde a Batalha à entrada do 1º tabuleiro da Ponte de D. Luís. A vista é magnífica! Mas não posso deixar de registar que, a partir de determinado ponto do trajeto, a descida é íngreme e impressiona. Seguimos a pé pelo 1º tabuleiro da ponte de D. Luís até à outra banda, onde esperámos pelos restantes companheiros de aventura: sendo um grupo grande, a descida de Funicular teve de ser feita por duas vezes.
De novo juntos, seguimos pelo Cais de Gaia até ao edifício Porto Cruz, onde é possível ver um filme sobre o fabrico do vinho do Porto e subir ao terraço para admirar a vista e curtir uma música jovem e barulhenta. Mas o espaço, curto para a gente que o ocupa num sábado à tarde, não nos permitiu tirar desta caminhada o proveito imaginado e desejado. Só à semana poderá proporcionar o que se espera dela. 
Continuámos o trajeto pelo Cais de Gaia até ao Terminal do Teleférico, que nos transportou sobre os telhados de Gaia à serra do Pilar para uma visita guiada ao  Mosteiro: uma edificação do século XVI, cuja construção foi iniciada no reinado de D. João III para albergar monges da Ordem de Santo Agostinho. Senhor de uma arquitetura singular, constituída por um Claustro em forma circular no enfiamento da Igreja igualmente circular e com as mesmas dimensões, é Património Mundial da Unesco.
Dada sua implantação geográfica estratégica, foi baluarte de vigia e de defesa e teve grande relevância militar durante as Invasões Francesas, o Cerco do Porto e a Revolta de Maria da Fonte; e grande parte das suas instalações são ocupadas pelo Exército Português desde há muito tempo. Está aberto ao público desde 2012.
Terminada esta visita, descemos a ladeira e caminhámos pelo 2º tabuleiro da Ponte D. Luís até à Batalha, deliciando-nos com a vista sobre o rio, a Muralha Fernandina, o Casario da Ribeira e o Cais de Gaia. Descemos depois à Rua das Flores, Aliados, Estação de S. Bento, e por aí nos dispersámos, cada qual ocupando o tempo como quis, até que o autocarro nos foi buscar à hora marcada e nos trouxe de regresso.
Julgo poder dizer, que foi um dia que a todos enriqueceu, quer culturalmente, quer psíquica e mentalmente, através da alegria, convívio e amizade com que foi vivido.
Lions Clube de Barcelos
03/06/18

Sem comentários: