domingo, dezembro 15, 2024

QUADRAGÉSIMO QUINTO ANIVERSÁRIO

O Lions Clube de Barcelos celebrou o seu 45º aniversário no domingo, dia 8 de dezembro, principiando por recordar os companheiros e companheiras que já partiram desta vida terrena com uma missa.

À semelhança do ano anterior foi celebrada pelo senhor padre André Ramazoto, na Igreja do Menino Deus, pelas 11:30h, e teve a participação do grupo Shalon (grupo coral da igreja de Santo António), que gentilmente acedeu ao convite do Lions Clube de Barcelos e que a abrilhantou com maravilhosos cânticos. A nossa gratidão e os nossos parabéns a todos os elementos que o constituem, pela beleza e harmonia das suas vozes. Bem hajam.
A preceder o seu início foi lida a lista (já longa) dos companheiros e companheiras que já são apenas saudade a habitar os nossos corações.

 

- António Sampaio Falcão

- Armando Pereira do Vale Miranda

- Carlos Alberto Oliveira da Cunha

- Carlos do Carmo Pereira da Quinta e Costa

- Carlos Eduardo Fernandes da Silva Vinagre

- Francisco José Passos Gonçalves

- Gil Godinho da Silva Braga

- Joaquim Carvalho de Figueiredo

- Jorge Fortuna de Carvalho

- José António Beleza Ferraz Torres

- José António Machado Maciel Beleza Ferraz

- Justino Estrada

- Laura Tomé da Silva Vaz

- Leonel Pereira da Costa

- Maria das Dores Pinto Martins Quinta e Costa

 -Maria Delfina Pereira da Silva Machado

- Maria do Carmo Bessa Menezes Falcão

- Maria do Céu Healey Pereira da Costa

- Maria Eduarda Mancelos Sampaio da Cruz Veloso

- Maria Emília da Silva Carvalho Milhazes

- Maria Helena Abreu

- Maria Júlia Matos Carvalho Madeira

- Mário Teixeira Vaz

- Marta Macedo Torres

- Mercês Araújo Teixeira

- Raul Carlos da Cruz Veloso

- Sérgio da Silva Teixeira

- Teresa Clímaco Oliveira Maciel Beleza Ferraz

- Valdemar Rodrigues Araújo

De seguida a presidente, CL Ângela Costa, dirigiu um agradecimento a quantos ajudaram a que as coisas pudessem acontecer conforme foram idealizadas.

“Caríssimos,

«Hoje celebramos 45 anos do Lions Clube de Barcelos.
Celebrar o Clube é celebrar a sua história. E a história não existe sem a memória.
Aqui, hoje, celebramos a memória de todos quantos ajudaram a construir a história deste Clube e já não se encontram cá fisicamente. Lembrá-los é celebrar a sua vida e as suas vivências entre nós. Mas é também projetar no futuro a existência do Clube.
Obrigada pela vossa presença.
Agradeço igualmente: À Venerável Ordem Terceira de S. Francisco por disponibilizar esta magnífica igreja. E também a quem cuida dela e a decorou para a celebração de hoje. Ficou ainda mais bonita. Ao Sr. Padre André Ramazoto, pela pronta resposta positiva ao nosso convite. Ao Sr. Prior Manuel Rocha, pelo espírito de cooperação connosco. E ao coro Shalom por dar um brilho adicional a esta celebração. Bem hajam.»

Seguiu-se um almoço solidário (aberto a amigos não lions), a favor do cancro infantil e também de celebração de 45 anos de serviço, a honrar o lema:

“NÓS SERVIMOS”

Decorreu na Quinta Santa Maria, generosamente cedida pelos companheiros Martins para a realização de muitos dos eventos do nosso Lions Clube. Agora foi mais um. A eles a nossa profunda gratidão.
Teve a adesão de muitos clubes amigos  que quiseram honrar-nos com a sua presença enviando os seus representantes para comemorarem connosco o aniversário do nosso clube e também de amigos da comunidade. 
Também o Governador Centro Norte, Companheiro Manuel Ferreira e o Presidente do Conselho de Governadores, Companheiro João Campino, quiseram honrar-nos com a sua presença.
Após a abertura da sessão pela presidente, CL Ângela Costa,  fez-se a Saudação às Bandeiras, a Leitura do Código de Ética pelos CC/LL Jorge Miranda e Rui Salgueirinho passou a sessão â companheira Lucinda Fonseca, que após a apresentação dos clubes presentes deu uma pausa para  que fosse servido o jantar.  
Transcreve-se aqui a saudação de boas vindas da companheira presidente:

«Senhor Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Dr. Mário Constantino Lopes,
Senhor Governador, Companheiro Manuel Ferreira,
Senhor Presidente do Conselho de Governadores, Companheiro João Campino,
Senhoras e Senhores, Caras e Caros Companheiros,


Estamos aqui hoje para celebrar os 45 anos do Lions Clube de Barcelos!
É um enorme orgulho estar perante um grande Clube e um Clube com uma grande história!
Hoje também recordamos – e celebramos – todas e todos os Companheiros que muito deram de si à Comunidade. O seu serviço fez deles grandes Lions. E o seu legado incute-nos maior responsabilidade para prosseguir com o Serviço. Mas o seu exemplo – e o exemplo de tantos que estão entre nós – muitos deles nesta sala - também nos motiva e inspira!
Nunca é demais prestar-lhes tributo por tudo o que fizeram e continuam a fazer! O movimento Lions Internacional tem mais de 100 anos! Mas faz mais sentido do que nunca! O ano que se avizinha traz-nos muitas incertezas: uma guerra na Europa que continua; outra no Médio Oriente; as alterações climáticas parecem ser cada vez mais evidentes… O planeta sofre e nós, humanos, ficamos cada vez mais em perigo. A Inteligência Artificial está aceleradamente a fazer parte das nossas vidas e vai implicar grandes mudanças na nossa vida e enormes adaptações da nossa forma de viver.
Tudo isto acontece num contexto em que permanecem necessidades básicas por satisfazer, muitas pessoas continuam sem poder alimentar-se, tratar-se, vestir-se, abrigar-se ou educar-se dignamente e de acordo com os padrões de desenvolvimento humanos que queremos e devemos exigir. Temos todos direito à felicidade. Mas também devemos ter a consciência de que nada se consegue sem esforço, dedicação e resiliência. Sabemos, contudo, que o serviço é necessário!
O serviço e a dedicação aos que precisam de ajuda não faz bem apenas a quem beneficia desse serviço. Acrescenta também muito a quem o realiza.
O serviço aproxima-nos. Faz-nos trabalhar, sofrer e celebrar em conjunto. É um fortíssimo indutor da paz. E a paz é o grande indutor do desenvolvimento humano, da justiça e da felicidade!
Por tudo isto, “Servir e Cuidar” é o nosso lema!
Sejam todos bem-vindos!
Obrigada.»

Fez-se depois a Saudação às Bandeiras, a Leitura do Código de Ética pelos CC/LL Jorge Miranda e Rui Salgueirinho, a presidente passou a sessão â companheira Lucinda Fonseca para que a dirigisse. Após a apresentação da mesa e dos clubes presentes deu uma pausa para que fosse servido o jantar.
Da esquerda para a direita: o presidente do conselho de governadores, CL  João Campino, o governador CN, CL Manuel Ferreira, o presidente do município,  Dr. Mário Constantino, o  CL representante do Clube Padrinho e o CL Alberto Martins, o muito querido Companheiro do Lions Clube de Barcelos

Entre o prato e a sobremesa houve um momento muito especial de boa música pelo nosso ex-bolseiro e um seu amigo cantor que, solidariamente, se juntaram a nós neste almoço solidário.

 E os trabalhos  continuaram com a entrega de galardões de tempo de permanência no lionismo, a cerimónia da entrada de dois novos companheiros, trocaram-se lembranças, houve entrega de lembranças do clube a todas as senhoras presentes, cantaram-se os parabéns, partiu-se o bolo, tomaram a palavra o senhor presidente do município de Barcelos, Dr. Mário Constantino, o representante do Lions Clube da Póvoa do Varzim (o clube padrinho) que nos brindou com poema bem adaptado a estes tempos que o mundo atual vive; e, por último, falou Governador do Distrito, o Companheiro Manuel Ferreira. E a presidente deu por terminada a sessão.

Lions Clube de Barcelos
15/12/24

Sem comentários: