domingo, abril 29, 2007

CONVENÇÃO (2007) - CASCAIS


Apresentação pelo Companheiro PCC Carlos Quinta e Costa da candidatura ao Cargo de Vice-Governadora da Companheira Lucinda Fonseca, na Convenção do Distrito 115 CN, realizada pelo Clube de Cidadela-Cascais



Texto da apresentação



"Caros Companheiros Não é linear fazer a apresentação da candidatura a Vice-Governadora da Companheira Lucinda Fonseca. Primeiro, pela complexidade e consequente riqueza da sua personalidade de Mulher, de Profissional e de Lion. Segundo, pelo vasto currículo que apresenta já, dentro do Movimento Lionístico e que permite antecipar um futuro brilhante e batalhador na procura de um Movimento Maior, mais Verdadeiro, mais Moderno e adaptado aos desafios do século XXI. Há nesta mulher rara, aparentemente frágil, a força e a vontade que a fazem aceitar, sem hesitar, a luta, os problemas, o trabalho: - é o Fogo! Paralelamente, possui a capacidade cartesiana de pensamento, o racionalismo analítico na objectivação do real que lhe exigem a fundamentação, a certeza: - é a Água! Desta complexidade resulta uma entrega absoluta e sem limites às causas que abraça, como resulta também a consciência exacta e depurada das dificuldades inevitáveis, o pragmatismo da decisão e da acção.


Fogo e Água compõem o quotidiano da Companheira Lucinda Fonseca: · Na vida pessoal, profissional, social, ela vive no equilíbrio dos dois elementos que, contraditórios embora, a moldam como ser de excepção. · No Lionismo, os mesmos elementos, conduzem a uma postura empenhada, pronta como uma antena para captar tudo o que pode ser enriquecedor para o Movimento, motivador para os Companheiros, modernizador para uma estrutura que, hoje, carece de ventos de mudança. Por isso, é com grande equilíbrio que se propõe “Gisar as melhores estratégias, sempre com a colaboração dos Lions mais experientes, para fomentar e atingir os objectivos de Lions Internacional” (citação do programa de candidatura).


Por isso quer “ Estimular a reflexão conjunta para modernizar o Movimento para que se torne atractivo para os Lions no activo e seja convincente para atrair a adesão de novos membros” (novamente a citação do seu programa). Entre a quietude da Água e o dinamismo do Fogo, o que o programa da Companheira Lucinda propõe é, efectivamente, a MUDANÇA - sempre com a ajuda dos mais experientes e a anuência da maioria -, mas “Com a certeza de que algo terá de MUDAR, mesmo que isso custe muito a alguns e exija muito trabalho” (são palavras da Companheira). Sobre as estruturas – passadas e depauperadas – de um Movimento que envelhece, um NOVO Movimento terá, obrigatoriamente, de ser construído, se queremos continuar vivos! A sua candidatura é, obviamente, pessoal, mas a Companheira Lucinda sempre tem afirmado que tal candidatura só foi possível com o apoio do seu Clube, o Clube onde estão os Lions que a ensinaram a ser Lion, que a incentivaram a ser interventiva, a trabalhar com alegria, a comunicar com os outros Clubes e a aprender com a experiência de todos. Orgulhosos desta candidatura, os Lions do Clube de Barcelos comprometem-se a apoiá-la, a acompanhá-la, a formarem a plataforma donde poderá partir para todos os voos. Para terminar, gostaria de explicitar e enfatizar o que a Companheira Lucinda Fonseca pretende realizar, se for eleita: - Na primeira fase, em apoio absoluto ao Governador, aprender com ele a diagnosticar os problemas, sentir o pulsar de cada Clube e registar os anseios de todos os Lions; - Depois, apostar numa estratégia de MUDANÇA para que mais elementos se juntem a nós, elementos de todas as idades que, renovando os quadros dos Clubes, não deixem desmotivar os que já lá estão e tanto tem trabalhado ao longo destes anos. Apostando na diferença, a Companheira Lucinda pretende trabalhar para conservar os que hoje estão e para conquistar os que virão. Pretende, acima de tudo, trabalhar empenhadamente na mudança que terá de começar a ser VIVIDA e não continuar só, a ser pensada. Trabalhar para que, organizadamente, se possa abandonar partes do passado, construir o presente e deixar um rumo para o futuro".


Apresentação feita por

C/L PCC Carlos Quinta e Costa

Lions Clube de Barcelos

Sem comentários: