domingo, outubro 29, 2017

JANTAR ONDA ROSA


A solidariedade em cordão gera resultados fabulosos. Assim aconteceu ontem, 27 de Outubro, em Barcelos, em resposta ao convite do Lions Clube de Barcelos 
A CL Presidente oferece uma placa de agradecimento
ao Professor Tomé

 - este ano o organizador do Jantar Onda Rosa, a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro, sob o impulso do CL Filipe Oliveira, Presidente da Região A, a orientação do CL Artur Martins, Coordenador das Actividades do Clube, e a participação de todo os elementos do Clube - 570 pessoas encheram o grande salão da Quinta do Chuva, em Creixomil, Barcelos, num evento superiormente orientado pela nossa Presidente, a PDG Lucinda Fonseca, que usou as palavras certas, nos momentos certos, e cedeu a palavra nos momentos pré determinados ao Professor Tomé,  mais uma vez padrinho deste evento, ao representante da Liga em Barcelos, e ao Presidente da Liga.
O resultado deste acontecimento foi uma vitória estrondosa da Solidariedade. E manifestou-se de diversas formas: na oferta dos objetos para sorteio, na grande adesão às rifas, no apoio logístico da Câmara Municipal, no apoio da própria Liga através dos seus representantes em Barcelos, no Conservatório de Música de Barcelos, que nos presenteou com duas peças de piano..., e na presença de todos.
Foi um regalo para os olhos e para o coração olhar aquele salão - tão grande e tão frio - tão bonito e aquecido pela criatividade e trabalho de Companheiras e Companheiros,  e pela solidariedade das gentes que o encheu. O resultado foi a angariação da verba fantástica de 6153 euros para o apoio ao doente canceroso, e para a investigação na prevenção e no tratamento do cancro. Viveram-se ali sentimentos e emoções que aqueceram a alma - por si quente e solidária - de quem participou. E no testemunho dado, em forma de Poema, por uma Mulher - a Drª Olinda Ribeiro - já atingida pela doença, transpareceu a força, a luta, a coragem e a esperança, que precisam estes doentes e devem acompanhá-los e aos seus familiares.

EU VIVEREI!


Não! Não deixarei meus sonhos fugir num rio de lágrimas nascido em mim.
Não deixarei que as sombras me embaciem o olhar, me falem do fim.
Não deixarei cair meus braços! Levantarei meu rosto e, bem alto, gritarei: 
Eu, estou aqui!
Quero cantar e rir, dançar, lutar e sorrir e nada me irá derrubar.
E se a terra me quiser para si, minhas raízes serão asas voando para um futuro feito por mim,
 por mim, dia a dia conquistado.
Não aceito este fado, triste e cansado de quem desistiu de lutar.
Não! não terei saudades de quem fui, ou de quem serei. Hei de ser Eu aqui e agora, apenas eu e isso me basta.
Não quero esta revolta que me gasta e não me deixa sonhar.
Quero ser livre, acreditar…
Não! não deixarei que as lágrimas me imponham tardes de outono,
noite dentro chorando, roubando-me a paz e o sono.
Quero ver, em cada lágrima, o brilho intenso de um sol de verão
Criado para mim, nascido para todos nós.
E se os soluços quiserem ser minha voz, que sejam, mas serão canção de esperança, promessa de luz na escuridão.
Quero ser de novo criança, dar laços e abraços, escolher meus passos, erguer-me do chão.
Não! Não viverei cada dia como se fosse o último. Nascerei de novo a cada amanhecer.
E se a dor me impedir de levantar, não importa. Sentada, cantarei a alegria de viver.
Estou perdida? Sim.
Mutilada? Também.
Mutilada… mas inteira. Toda sou, toda me sinto, toda serei,
E a nada, a ninguém sucumbirei!
Frágil, dorida, perdida… de mãos dadas com a vida, hei-de rir da morte e crescerei. Sim, crescerei!
E se a voz me fugir, se o cabelo cair...
Se me for mais fácil desistir,
Ainda assim gritarei:
Não! Eu?
Eu viverei! 


O CC Carvalho Lopes entrega a mascote cancro infantil
à Drª Armandina Saleiro, ao Presidente da Liga e ao Professor
Tomé.   
O cancro é uma doença que cada vez atinge maior número de pessoas, como disse o Professor Doutor Tomé, na sua intervenção. 
Isto, provavelmente, devido ao estilo de vida que hoje levamos, mas também devido à maior esperança de vida que agora temos. E, apesar de muitos cancros serem já tratáveis, há cada vez mais pessoas com cancro. “No futuro, graças à investigação, poderá transformar-se numa doença crónica, como a hipertensão, a diabetes, e outras.”São palavras do Professor Tomé na sua intervenção.
Estudos recentes demonstram que uma alimentação rica em frutos e em legumes frescos pode prevenir treze por cento dos cancros que nos atingem. Está nas nossas mãos a prevenção. Está nas nossas mãos optarmos por uma alimentação e um estilo de vida saudáveis no nosso dia-a-dia.
Entrega simbólica do cheque ao Presidente da Liga Portuguesa contra o cancro
O nosso bem-haja ao Professor Doutor Tomé, à Drª Armandina Saleiro e a todas e todos quantos nos ajudaram na organização deste evento. Bem com a todas as pessoas que acederam ao nosso convite. Sem elas nada disto teria sido possível. E o que tudo isto tem de mais bonito e gratificante é que, do que aconteceu em Barcelos, pode vir a beneficiar toda a Humanidade. A investigação tem essa  componente Universal.
Bem-haja a todos.
Lions Clube de Barcelos
28/10/2017

Sem comentários: