sábado, dezembro 18, 2010

FELIZ NATAL

Mais um NATAL se aproxima e acorda em cada um de nós um sentimento mais intenso de solidariedade, que nos leva a dirigir um olhar especial sobre aqueles que, a nosso lado, têm uma vida despida de bens, e faz-nos agir no sentido de lhes proporcionar algum aconchego, pelo menos nesta época especial de Amor e Fraternidade. E é assim que o «Leo Clube de Barcelos» desenvolve há oito anos, por esta época, a “Campanha do Saco”, à qual se associou o Lions Clube de Barcelos, há três anos parceiro do seu Leo Clube nesta actividade.
Durante três fins-de-semana (Sábados e Domingos), os jovens Leos, incansáveis, revezaram-se junto dos super e hipermercados de Barcelos e arredores, na recolha de bens alimentares oferecidos pela generosidade dos clientes desses espaços comerciais. A recolha obtida foi reforçada pelo Lions Clube de Barcelos, que contribuiu com os produtos menos abundantes - bacalhau, azeite e outros - e necessários à composição de cabazes bem abastecidos de tudo o que é habitual compor uma Ceia de Consoada nortenha. E também nos dias subsequentes haverá pão na mesa destes nossos concidadãos mais desfavorecidos.
No dia 11 de Dezembro, Sábado, à tarde, um grupo de Leos e um grupo de Lions, reuniram-se na Sede do Lions Clube de Barcelos e organizaram seis dezenas de cabazes alimentares, para outras tantas famílias, que serão entregues pelos jovens Leos do Leo Clube de Barcelos.
FELIZ NATAL!

segunda-feira, dezembro 06, 2010

XXXI ANIVERSÁRIO

O Lions Clube de Barcelos comemorou o seu 31º Aniversário no dia 4 de Dezembro.
Como já se tornou tradição, ao meio-dia houve uma missa a lembrar os Companheiros e as Companheiras falecidos e, por volta das 20 horas, houve um jantar memorativo no restaurante do hotel Bagoeira, que juntou 121 Companheiras e Companheiros em representação de 22 clubes, entre os quais o «Clube de Leones de Pontevedra», geminado com o Lions Clube de Barcelos.
Também o Governador do Distrito, CL Carlos Lopes, acompanhado da sua esposa, a Companheira Elsa, ilustrou, com a sua presença, este jantar festivo, que contou ainda com a presença de altas individualidades civis, nomeadamente  o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, bem como representantes das Associações de Bombeiros Voluntários do Concelho, e dos Rotários.
Foi presidido pelo Presidente, CL José Carlos Pereira, que sob o lema «JUNTOS, CONSEGUIMOS PARTILHAR» declarou aberta a Sessão e deu início à cerimónia de Saudação às Bandeiras.  Convidou depois a CL Maria Lopes a fazer a leitura dos Objectivos do Lionismo e a PDGI Lucinda Fonseca  a fazer a Evocação, com a leitura de um bonito texto que falava da Esperança, como «Farol a Iluminar os Caminhos do Seviço».
Após a cerimónia de abertura, o Presidente, CL José Carlos Pereira, passou a Direcção da Sessão para o CL Jorge Coutinho, que prosseguiu com a apresentação dos convidados e dos clubes. E o jantar progrediu num ambiente de franco convívio e companheirismo, tendo por música de fundo as notas melodiosas e doces de dois violinos.
Cantaram-se os parabéns ao clube, à PDGI Lucinda Fonseca - que nesse dia festejava o seu Aniversário - e, mais tarde, após a meia-noite, ao PDG Caldevilla; foi dada a palavra aos representantes dos Organismos e Associações  presentes; houve a tradicional troca de presentes entre o Presidente e o Governador; foram oferecidos às Companheiras visitantes pequenos presépios, da autoria do artesão barcelense Carlos Dias, e aos Companheiros  a Revista  do Clube - Barcellano -, que já vai no seu 21º número.
Houve Convívio, Alegria, Amizade.
A palavra do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Barcelos
Comunicação do Governador do D115 CN, CL Carlos Lopes
Após a comunicação do Governador Carlos Lopes, que apelou à captação de novos Companheiros, para fortalecimento do Movimento Lionístico na sua capacidade de Serviço, o Presidente José Carlos Pereira deu por terminada a sessão do 31º Aniversário do Lions Clube de Barcelos, agradecendo a presença de todos, mas o convívio manteve-se ainda por algum tempo.

sexta-feira, novembro 26, 2010

SEGUNDA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DIVISIONAL I

Os Clubes do Conselho Divisional I, por convocatória do seu Presidente, CL Agostinho Barros, do Lions Clube de Ponte de Lima, reuniram ontem, dia 25 de Novembro, pelas 21:30 horas, na Sede do Lions Clube de Barcelos.
Esta 2ª reunião ordinária do Conselho Divisional I, presidida pelo seu Presidente, CL Agostinho Barros, foi muito participada e contou com a presença da mais alta individualidade do Distrito 115 CN, o Covernador, CL Carlos Lopes. Também o 1º Vice-Governador, CL Duarte Magalhães Marques, esteve presente, mas na função de Secretário do Lions Clube de Viana do Castelo; e ainda a PDGI Lucinda Fonseca, o Presidente da Mútua, PDG Carvalho Lopes, o Presidente do Conselho Fiscal do Distrito Múltiplo, CL Jorge Continho - este no desempenho da sua função de Secretário do Clube anfitrião -,o Assessor para a Diabetes, CL Passos Gonçalves, do Lions Clube de Barcelos, além dos Presidentes, Secretários e Tesoureiros dos Clubes da Divisão I (aos quais estas reuniões são especialmente dirigidas) e também Companheiras e Companheiros do Clube Anfitrião.A sala estava ornamentada por uma bonita bordadura humana, que preenchia o perímetro do quadrilátero formado pela disposição das mesas, e bastantes Companheiras e Companheiros fora desse perímetro.
Partilharam-se experiências, idéias e modos de acção. E é este intercâmbio de idéias e de experiências, que vai estimular outras idéias e produzir as actividades de serviço que dão corpo ao lema «NÓS SERVIMOS».
Finda a ordem de trabalhos, conviveu-se em redor da pequena mesa redonda e das guloseimas que daí se ofereciam. Todos regressámos a casa mais enriquecidos e cientes de que, cada vez mais, a nossa acção, como lions, é necessária e urgente.

terça-feira, novembro 23, 2010

ANIVERSÁRIO

O Lions Clube de Barcelos vai comemorar o seu trigésimo primeiro aniversário.
É já no próximo dia 4 de Dezembro, Sábado, pelas 20 horas, no Restaurante do Hotel Bagoeira.
Companheira, Companheiro, se quiserem presentear-nos com a vossa presença, dar-nos-ão muito prazer.
NÓS SERVIMOS.

domingo, novembro 21, 2010

A «CAMPANHA DO SACO» DO LEO CLUBE DE BARCELOS

O LEO CLUBE DE BARCELOS , em parceria com o LIONS CLUBE DE BARCELOS, iniciou este fim de semana (20 e 21 de Novembro) a «CAMPANHA DO SACO», que prosseguirá nos dias 27 e 29 de Novembro e 4 e 5 de Dezembro.
É já o oitavo ano consecutivo que o LEO CLUBE DE BARCELOS desenvolve esta acção, contribuindo, assim, para "aquecer" um pouco a Noite de Consoada de algumas famílias mais desfavorecidas de Barcelos.

http://www.facebook.com/lions.barcelos
http://www.facebook.com/lions.barcelos#!/pages/Leo-Clube-de-Barcelos/106368009392950

domingo, novembro 14, 2010

O MAGUSTO


O Magusto, por volta do dia de S. Martinho, é um convívio tradicional no calendário do Lions Clube de Barcelos.
Habitualmente realiza-se na Quinta de Martim dos CCLL Manuela e Armando Vale de Miranda, que gentil e generosamente nos abrem as portas da sua quinta, e nos oferecem aquele maravilhoso espaço, para esse fim.
Ontem, dia 13 de Novembro, mais uma vez, se cumpriu a tradição. A partir das 12:30 horas, Companheiras e Companheiros do Clube e alguns convidados começaram a aparecer na Quinta de Martim, para o almoço, que se prolongou tarde dentro, sob o signo do convívio saudável e bem-disposto.
Ao aconchego das castanhas assadas e das nozes, a meados da tarde, juntou-se o som das violas dedilhadas pelos CCLL Alberto Martins e João Pedro, adicionado às vozes bem timbradas de algumas Companheiras. E a tarde entrou na noite com Companheirismo e Alegria. Seguiu-se uma bifana no pão e uma sopa de couve-galega, para aconchego do estômago antes do regresso a casa.
Não fomos presenteados pelo «verão de S. Martinho» e o tempo, no exterior, esteve tempestuoso; mas no interior das vetustas paredes, que nos envolveram e aconchegaram, cresceu o calor humano, acrescentado do calor rubro e crepitante da lareira acesa.

terça-feira, outubro 12, 2010

DIA 8 DE OUTUBRO, DIA MUNDIAL DO SERVIÇO LIONÍSTICO

Favorecer e cultivar o Convívio, a Amizade, o Companheirismo entre os associados do clube é também Serviço Lionístico, que aglutina e cimenta vontades em redor do Serviço voltado para o exterior, para a Comunidade. E foi assim que o Lions Clube de Barcelos comemorou o dia 8 de Outubro – Dia Mundial do Serviço Lionístico. Com um convívio na nossa Sede.
Iniciou-se com uma bem estruturada Reflexão Audiovisual, da responsabilidade da nossa PDG, CL Lucinda Fonseca, sob o título.. "O LIONISMO HOJE”, tendo por base o organograma que enforma, hoje, o Lionismo, em que o sócio é o núcleo. Foram tecidas várias considerações e evidenciadas curiosidades bem interessantes que integram o historial lionístico. Por fim cantámos o Hino do Distrito 115CN.
O nosso convívio prosseguiu em volta da mesa, em redor das diversas iguarias levadas pelas Companheiras e prolongou-se até depois da meia-noite. Convivemos, falando de Lionismo e de temas diversos, do dia-a-dia, que hoje afectam a Sociedade e cada um de nós.Cimentou-se a Amizade.Praticámos Lionismo.

domingo, setembro 12, 2010

PASSEIO A COIMBRA

Alegria. Companheirismo. Amizade. Cultura.
Assim se pode qualificar o passeio que nos levou ontem, Sábado, 11 de Setembro, a Coimbra. A meu ver, foi tudo isso.
Partimos do Campo da Feira, de autocarro, às 8:30 horas, com destino ao Mosteiro de Santa Clara-a-Velha. Durante o trajecto fomos mimados com uma breve resenha da história do mosteiro preparada pelo Presidente, CL José Carlos Pereira, e complementada pelo nosso CL Francisco Trigueiros, possuidor de profundos conhecimentos de História, quer pela sua formação académica, quer pelo seu gosto pessoal.
Chegados ao local assistimos a um filme ilustrador da vida no mosteiro, seguindo-se uma visita guiada aos objectos retirados do lodo,à qual sucedeu uma visita guiada às ruínas, que nos maravilhou pela arquitectura e estado de conservação da parte submersa durante tantos anos.
O Mosteiro, de estilo gótico, fundado por iniciativa de D. Mor Dias, em 1286, para albergar as Clarissas, foi extinto anos mais tarde devido a jogos de interesses do Mosteiro de Santa Cruz, onde D. Mor era soror professa.
A sua reconstrução iniciou-se em 1316, suportada pela Rainha Santa, D. Isabel de Aragão, que para ele se retirou depois da morte de D. Dinis, e aí foi sepultada num túmulo por si mandado construir.
Em 1331, um ano após a conclusão das obras, o Mosteiro sofre a primeira inundação e começa o seu afundamento, o que obriga à construção de um novo «chão» a meia altura da igreja. E apesar de todas as intervenções posteriores, vai-se afundando e inundando de água do Mondego. Em 1677 é completamente abandonado pela comunidade religiosa, que se retira para o Mosteiro Santa Clara-a-Nova, entretanto construído.
Assim permanece, abandonado, até 1995, ano em que se iniciam os trabalhos de drenagem.A cultura alimenta o espírito, mas o físico reclama também por alimento. Após a visita às ruínas do Mosteiro metemo-nos no autocarro e seguimos para a beira-rio onde, numa varanda sobre o belo espelho de água do Mondego, restaurantes e esplanadas, bem cuidados,oferecem agradáveis petiscos e miram patinhos barquitos serenos, que vão cortando as águas do rio.
Após o almoço, um passeio pelo Jardim Botânico serviu para relaxar e, talvez, para alguns, reviver tempos da sua juventude passados na bela cidade académica. Depois seguimos para Sangalhos para fazermos uma visita às Caves Aliança e jantarmos. E tanto o espírito, como o físico saíram deliciados mais uma vez.As Caves Aliança não são umas vulgares Caves de Vinhos. Aqui a arte e os vinhos completam-se. Aliam-se. Fazem parelha perfeita. Ao longo de quilómetro e meio de galerias subterrâneas, que se afundam até à profundidade de 20 metros da superfície, vão-nos falando de arte, de vinhos, de espumantes, de aguardentes; vamos observando garrafas, pipos e tonéis em carvalho francês e russo, máscaras, azulejos, cerâmicas, pedras semi-preciosas…
São sete as Colecções de Arte, que podemos admirar ao longo destas galerias, assim nomeadas e expostas em espaços distintos: Colecção Arqueológica, proveniente do Bura-Asinda-Sika, do Níger, Arte Etnográfica Africana, Escultura Contemporânea do Zimbabué, Colecção de Minerais, Colecção de Fósseis, Azulejos, Cerâmica das Caldas.
Todas estas colecções fazem parte do Universo Berardo.
José Berardo é, desde há dois anos, o sócio maioritário das Caves Aliança.
Satisfeito o espírito e estourado o físico, na sala de jantar das Caves Aliança jantámos uma cabidela de leitão e um leitão com laranjas, acompanhdos por vinhos branco e tinto e champanhe. Doce, fruta e café finalizaram a refeição. Regressámos depois a Barcelos de alma e corpo bem alimentados e felizes.

Foi um dia maravilhosamente passado. A Alegria, o Companheirismo, a Amizade e a Cultura foram os ingredientes base da sua composição.

segunda-feira, setembro 06, 2010

PASSEIO

A caminhada deste novo ano lionístico de 1910/1911 inicia-se agora, em Setembro. Julho foi tempo de preparação, planeamento; Agosto foi tempo de pausa, recuperação de energias; agora, em Setembro, começa o tempo da acção.
Nada melhor para cimentar, ainda mais, a Amizade existente entre todos os elementos do Lions Clube de Barcelos e aglutinar todos/as os/as Companheiros/as em redor das Actividades de Serviço, que esta nova Direcção pretende desenvolver sob o lema «JUNTOS, CONSEGUIMOS PARTILHAR», do que um passeio em que se privilegia a cultura e o convívio.
Assim, no próximo Sábado, dia 11 de Setembro, o Lions Clube de Barcelos e seus convidados irão de passeio ao Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra, e às Caves Aliança, onde será o almoço, regressando depois a Barcelos.

sexta-feira, julho 02, 2010

quarta-feira, junho 30, 2010

DIA DA COMPANHEIRA/TRANSMISSÃO DE TAREFAS

A vida das Instituições, como a das pessoas, desenvolve-se por ciclos. E, no passado via 26, o Lions Clube de Barcelos terminou um ciclo para dar início a novo ciclo, sobre a orientação de nova equipa directiva.
Em Remelhe, em casa dos nossos Companheiros Manuela e Francisco Trigueiros, que generosa e simpaticamente abriram as suas portas para receberem os Lions, os Leos e alguns convidados, entre os quais o PCC Neiva Santos e a Companheira Cristina - um total de 53 pessoas -, numa agradável tarde/convívio, que se prolongou pela noite dentro, festejou-se o Dia da Companheira e fez-se a Transmissão de Tarefas do Leo e do Lions Clube de Barcelos.
O convívio teve início a partir do meio-dia. Como estava um dia lindo, cheio de sol, serviram-se os aperitivos, demoradamente, na zona da piscina, seguindo-se depois o almoço num local mais reservado.
Porque os nossos Leos são, na maioria, jovens e responsáveis estudantes, nesta época atarefados com exames, para que gastassem o menos tempo possível, antes do café, retirámo-nos para uma sala previamente preparada para o efeito e o Presidente do Lions Clube de Barcelos,CL Domingos Ribeiro de Lima, deu por aberta a Sessão Protocolar. Após a Saudação às Bandeiras e a Leitura do Código de Ética, passou a Sessão à Presidente do Leo Clube de Barcelos, Companheira Leo Juliana Lopes, que começou por empossar um novo elemento para o Leo Clube de Barcelos, a Guida Cardoso, procedendo de seguida à Transmissão de Tarefas do Leo Clube de Barcelos.Libertos, os jovens Leos retiraram-se.
Retomando a Sessão, o Presidente, CL Domingos Ribeiro de Lima, tomou a palavra para fazer um breve historial do seu ano de presidência e tecer alguns agradecimentos. Chamou depois o Past Presidente, CL Fernando Monteiro, que recebeu das mãos da Past Governadora Lucinda Fonseca a Distinção de Presidente 100%, concedida por Lions Internacional.Seguiu-se a entrega dos distintivos 100% aos CCLL, que a eles tiveram direito,e de lembranças dos Presidentes, CL Domingos Ribeiro de Lima e Companheira Luísa.Por último fez-se a Transmissão de Tarefas ao novo Presidente,CL José Carlos Pereira, que, por sua vez, empossou o seu Secretário, CL Jorge dos santos Coutinho e o seu Tesoureiro, CL Artur Cunha Martins.
Terminados os trabalhos protocolares o convívio continuou em divertida, alegre e animada cavaqueira, adornada pela Amizade que a todos une, que um prego no pão e uma sopa à lavrador foi diluindo e desmembrando lentamente.À nova Direcção do Lions Clube de Barcelos desejam-se os maiores êxitos nas suas acções de Serviço Lionístico.