sexta-feira, maio 17, 2019

VISITA À EMPRESA TÊXTIL Pedrosa & Rodrigues



 A convite do CL Casimiro Rodrigues, tesoureiro do Lion Clube de Barcelos, o nosso Club foi visitar a sua empresa - Pedrosa & Rodrigues - situada em Gilmonde, Barcelos.
Esta visita, marcada para as 12:30 horas, tinha implícito o almoço, que foi servido por um dos mais conceituados restaurantes da cidade – “O Turismo”. 
Foi neste ambiente descontraído de convívio e companheirismo, enquanto saboreávamos uma ementa cuidada, requintada no sabor e na apresentação, que tudo começou. 
Acabado este, o testemunho foi passado a Patrícia, a filha do nosso Companheiro Casimiro, que nos foi guiando pelas diversas secções da empresa, dando-nos informações explícitas sobre o trabalho desenvolvido em cada uma.
Começou por nos levar à secção das amostras, onde estas são trabalhadas e aperfeiçoadas, em contacto permanente com as marcas clientes espalhadas pelo mundo – a Pedrosa & Rodrigues trabalha exclusivamente, ou quase, para a exportação -, até à sua satisfação total. Só depois do cliente (marca) aprovar a amostra é que esta seguirá ao passo seguinte. 
Depois passamos à secção dos acabamentos onde a peça é examinada à exaustão de forma a não deixar passar linhas ou qualquer imperfeição que afete a qualidade do produto final, passada a ferro, passada na máquina de deteção de metais, e por aí adiante, de maneira que o produto chegue ao cliente final sem imperfeições, conscientes dos benefícios que a qualidade traz para a empresa, tanto a nível económico, como a nível de bom nome e estabilidade no mercado.
A Pedrosa & Rodrigues é uma  empresa têxtil de confeção, como está inscrito no título deste texto, mas a confeção – homem, senhora e criança – é feita fora da empresa, em diferentes empresas colaboradoras, conforme a sua especialidade. Assim como o tingimento e a estampagem. A peça, ou seja o material usado na confeção, é sempre adquirido em cru e, posteriormente, é entregue a empresas colaboradoras, sob o supervisionamento de equipas suas, para tingir ou estampar. 
Na empresa trabalham-se as amostras, faz-se o corte e o controle de qualidade.
A Pedrosa & Rodrigues tem espaços amplos, arejados e é totalmente mecanizada com máquinas supermodernas. Mas, mesmo assim, emprega atualmente 120 funcionários, que trabalham em equipa nas diversas secções destinadas ao bom funcionamento da empresa, e procuram prevenir erros e desperdícios, seguindo a sábia política de que é mais económico prevenir que remediar.  
É uma empresa como deveriam e poderiam ser todas as nossas empresas, se tivessem sabido aplicar  o dinheiro vindo da União Europeia. E, assim, talvez não tivéssemos entrado numa crise económica  tão devastadora  como a que sofremos. 
A mim, CL Jeracina Gonçalves, que estou a escrever este texto, deixou-me fascinada. E julgo que terá sido esse o sentimento das(os) restantes Companheiras e Companheiros.
Parabéns Companheiro Casimiro. Bem-haja.
Bem-haja, Patrícia, pela forma clara e apaixonada como fala da sua/vossa empresa e pela maravilhosa lição que nos proporcionou.
Lions Clube de Barcelos
17/05/19

Sem comentários: